top of page

SOBRE A EMEB "PROF. SANDRA CRUZ MARTINS FREITAS"

Nossa Escola
Unidade Escolar da Rede Municipal de São Bernardo do Campo. Atende alunos da creche e infantil da Região Demarchi.
Possui 4 salas de creche com 80 alunos, 8 salas de Educação Infantil com 231 alunos um total de 296 alunos.

Nossa história

   Antes de ser EMEB Professora Sandra Cruz Martins Freitas, a  antiga C.M.E.B. Nossa Senhora de Fátima funcionou por muito tempo vinculada a outras escolas (Heitor Vila Lobos, Pedro Morassi, Centro de Convivência Marcelo Roberto Dias). Por isso, foi muito difícil fazer o seu resgate histórico, das origens e datas. Acrescenta-se a este fator, a grande rotatividade de professores e diretores, que raramente permaneciam por mais de um ano, o que veio a dificultar esse trabalho.

   Os profissionais que chegavam para trabalhar na C.M.E.B. Nossa Senhora de Fátima, estavam sempre começando o trabalho, sem conhecer a comunidade, nem se apossar de suas experiências anteriores. Quanto à creche, esta possui aproximadamente vinte e um anos e consta entre as primeiras construídas pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

   No ano de 2000, a C.M.E.B. Nossa Senhora de Fátima e a Creche Nossa Senhora de Fátima passaram a constituir-se como uma única escola de educação infantil sob a direção do Sr. João Batista Barros Bahia que, juntamente com toda a equipe escolar e comunidade, acompanhou a construção do novo complexo educacional que atenderia Educação Infantil e, também, Ensino Fundamental (1°s e 2°s anos dos ciclos I e II).       No dia 29/12/2000, mediante ao Projeto de Lei nº 130/2000, apresentado pelo vereador Sr. José Ramos de Oliveira, a C.M.E.B. Nossa Senhora de Fátima, recebeu a denominação de E.M.E.B. PROFESSORA SANDRA  MARTINS FREITAS. No dia 6 de junho de 2003, por meio do Projeto de Lei nº 038/2003, apresentado pelo mesmo vereador, é publicada a Lei nº 5144/2003, que denomina “E.M.E.B. PROFESSORA SANDRA CRUZ MARTINS FREITAS” esta Unidade Escolar, retificando a denominação anterior.  

   A partir de 2003, esta unidade passou a atender também a uma turma de período integral de 4 a 6 anos, e as turmas de 2 e 3 anos foram transferidas para o mesmo prédio onde se localiza o complexo educacional.

   No dia 31 de março de 2004, realizou-se a solenidade de inauguração da E.M.E.B. “Professora Sandra Cruz Martins Freitas”. O evento contou a com a presença de autoridades da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, familiares da professora homenageada e comunidade local. Nessa mesma solenidade, foram inauguradas a Biblioteca Escolar Interativa “Ana Maria Machado” e o Laboratório de Informática “João Carlos Câmera Junior”.  

   Esta unidade de ensino, localizada no Bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, atende também às comunidades vizinhas do Jardim Ipê, Divinéia, Batistini e Demarchi, que também   cresceram em torno da indústria automobilística Volkswagen. Nas imediações também se localizam as fábricas do grupo Basf, Tintas Suvinil, Acrilex e a famosa “Rota dos Restaurantes” do ABC, constituída por empresas que empregam boa parte dos familiares dos nossos alunos.   

   No final de 2005, esta unidade de ensino passou a atender também a uma nova comunidade que se instalou entre o Jardim Nossa Senhora de Fátima e o Bairro Demarchi, numa área que foi invadida por cerca de setecentas famílias, segundo informações dos meios de comunicação local e de pais de alunos.

   A EMEB “PROFª. Sandra Cruz Martins Freitas”, ocupa uma extensão de 26.000 m2, sendo 1.749 m2 de área construída (distribuída em 19 salas), restando uma grande parte de área livre. Estes 26.000 m² atualmente são divididos com a EMEB MARLY BUISSA CHIEDDE, Ex Escola de Educação Especial e Profissionalizante, que compartilha o único pátio usado para recreação, além da Biblioteca Escolar Interativa “Ana Maria Machado”, construída em 2003, hoje faz parte também do Projeto Educar Mais.

Veja o relato dos funcionários da nossa Escola
bottom of page